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Este Blog foi criado para auxiliar as aulas ministradas pelo Professor Msc. Fábio Rijo Duarte no Curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA. Este espaço também será depositário de ideias para contribuir na formação de juristas.

Transpor as 4 paredes é uma ideia extraída do Livro Ensinar Direito da Professora Drª. Deisy Ventura e que nos coloca, docentes e discentes universitários, em estado permanente de evolução do ensinar e do aprender.

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quinta-feira, 3 de março de 2011

P.N. – Conflitologia: compreender o conflito e agir educativamente



Quem hoje em dia não percebe à sua volta ou vive situações conflituosas? Nossa vida cotidiana está complexa se comparada ao que era vivido alguns anos atrás por nossos ancestrais. Razões para os conflitos são as mais diversas, vão desde o estresse, biológico ou social, ausências de comunicação, competitividade, agressividade, religião, valores morais e assim por diante. Como temos diversas formas e razões para verificar um conflito, portanto, deve-se ter várias formas de intervenção nos conflitos. Assim, o trabalho educativo e pedagógico é essencial para superar situações de crise e de conflito. Como diz nossa bibliografia básica: “melhorar as relações consigo mesmo; fazer as pazes; viver em paz; superar os estragos da violência... e em prosseguir o caminho até novos conhecimentos que tragam serenidade [...]” Neste sentido, os conflitólogos operam preventivamente ou intervém durante o processo de desenvolvimento dos conflitos, como também atuam posteriormente ao conflito para resolver alguma sequela. Desse modo, a prevenção considera ações educativas para diminuir ou eliminar as causas de um conflito; as intervenções consistirão em procedimentos pedagógicos, de negociação, de mediação, de arbitragem e métodos adequados para cada situação onde surjam os conflitos, sejam eles interpessoais, sociais, políticos ou internacionais. Em conclusão deste post, percebemos que aprendemos a partir de um conflito, com esta compreensão e raciocínio lógico agimos educativamente, eticamente e nos padrões de cultura e valores cotidianos para superar ou abolir um conflito. O conflito, identificado e controlado, pode ser uma fonte de ideias novas e progressos gerais, pois com ele surgem possibilidades de discussões positivas, permitindo-nos explorar diferentes pontos de vista, interesses e valores.  Aguardo os comentários reflexivos deste post e que fazem parte da avaliação da disciplina.

3 comentários:

  1. Em analise pessoal, concordo com boa parte da escrita, porém com algumas ressalvas. Não considero, o trabalho educativo e pedagógico exclusivos essenciais para superar situações de crise e de conflito. Acreditando ser o principal essencial o fator psicologico, estando este no topo da piramide,vindo antes do trabalho educativo, a necessidade de um acompanhamento emocional, para que então possa ser evolutivo o processo educativo.
    um abç

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  2. Obrigado Rafael! Tens toda a razão no que disseste, inclusive, deves lembrar dos aspectos falados em sala de aula acerca dos fatores de saúde, que são responsáveis por muitos conflitos, sendo necessários os tratamentos adequados ao caso! Parabéns! Continue assim. Prof. Fábio.

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  3. Buenas,
    Não acompanhei a maioria das aulas mas estou colocando a leitura. Em relação ao texto acima, Marx, muito inteligente, definiu como dialética. A discussão gera conhecimento. Do texto é possível extrair o sistema tri-partide de resolução de conflitos, quais sejam:

    1. Ação preventiva;
    2. Intervenção;
    3. Redução de danos.

    Em suma esse sistema de três pontas, o agir educativo, a intervenção inteligente, sempre buscado o ganha-ganha, e a diminuição das diferenças, buscando o status quo anterior ao conflito, é a uma das formas mais inteligentes de solução de conflitos hoje, de modo que escritórios de mediação e arbitragem se espalham pelo mundo e pelo Brasil, como uma alternativa rápida e barata para as partes conflitantes.

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