Inteligência emocional
Inteligência Interpessoal: é a habilidade de entender as outras pessoas é o que as motiva, como trabalham e como trabalhar cooperativamente com elas.
a) Envolve iniciativa e coordenação de esforços em um grupo, aptidão de obter do grupo a consideração da liderança, a cooperação espontânea;
b) Negociação de Soluções: o mediador, prevenindo e resolvendo conflitos;
c) Empatia: identificar e entender os desejos e/ou sentimentos das pessoas, reagindo de forma adequada para canalizá-los ao interesse de todos os envolvidos.
Inteligência Intrapessoal: voltada para si mesmo. É a competência para desenvolver um exemplo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo efetiva e construtivamente.
Resultados nas Negociações
I - Resultado ganha-ganha
Favorece o alcance dos objetivos e fortalece a visão colaborativa entre os negociadores envolvidos.
1. Resolve a negociação com sucesso;
2. Alarga a confiança, o respeito e o empenho entre os negociadores;
3. Diminui o tempo gasto em negociações;
4. Permite a satisfação dos interesses de todos;
5. Evita ressentimentos e oposições residuais.
O acordo gerado deve ser um produto de aceitação entre as partes envolvidas, i.e., dessa satisfação por parte dos envolvidos é onde vai gerar o comprometimento para o cumprimento do que foi acordado.
II - Resultado perde-perde
Não resolve a situação e direciona a negociação para o prejuízo mútuo.
1. Nenhuma das partes demonstra interesse ou disposição de encontrar uma solução ou acordo;
2. As partes adotam posições intransigentes, inflexíveis e fixas;
3. Mudança ou geração de alternativas não são percebidas;
4. Posições de competição e comportamento negativos;
5. Defesa exacerbada dos interesses individuais;
6. Relações futuras prejudicadas, ficarão tensas ou se dissolverão.
III - Resultado perde-ganha
Também apresentam características de competição e os acordos são gerados pelo poder de uma das partes.
1. Não conduz à solução definitiva do problema, tornando o resultado tendencioso e lesivo para uma das partes;
2. Destruição mútua, no tempo;
3. Parte lesada com sentimentos de insatisfação e injustiça;
4. O conflito permanece;
5. Cumprimento do acordo temporário;
6. Quebra na confiança entre as partes;
7. Impossibilita relacionamentos de longa duração;
8. Parte lesada (mesmo que apenas na percepção) tentará de todas as formas não cumprir o acordo (cancelamento, postergar datas, prorrogar pagamentos, exigir documentos, etc.);
9. Em negociações futuras o lesado buscará levar vantagem a qualquer custo, revanche;
10. Nova negociação entre essas partes certamente levará ao resultado perde-perde.
Estratégias de Negociação
Planejamento:
Passos básicos para identificar a estratégia (utilizar um tempo para pensar a negociação):
a) Metas tangíveis;
b) Metas emocionais e simbólicas;
c) Resultado desejado;
d) Impacto esperado;
e) Definir questões;
f) Analisar o outro lado;
g) Definir interesses básicos;
h) Identificar os próprios limites;
i) Desenvolver argumentos.
Táticas:
O melhor é que as estratégias e as táticas sejam simples, pois se forem complicadas podem falhar e não gerar avanços.
i - Informação: prepara o ambiente da negociação;
ii - Tempo: o negociador precisa de tempo para avaliar a outra parte, para ter informações e conhecer os tempos de limite de ambas as partes;
iii - Poder: capacidade de realizar; capacidade de provocar ou impedir mudanças.
Estilos:
· Imediata: chegar rapidamente ao acordo, não estabelece relação pessoal;
· Progressiva: fator importante é a relação pessoal, a aproximação é gradual, cria uma atmosfera de confiança antes da negociação.
Características das Negociações
Preparação: planejamento inicial para a obtenção máxima de informações do negócio e da outra parte (objetivos ideais e reais – histórico das relações – necessidades – concessões possíveis – possíveis conflitos – expectativas positivas);
Abertura: criação de ambiente favorável para desenvolver a negociação (reduzir a tensão – definir objetivos – conseguir anuência no prosseguimento);
Exploração: detecção de necessidades, expectativas e motivações;
Apresentação: apresentar a proposta inicial positivamente (descrição – problemas resolvidos – benefícios);
Clarificação: retirar todas as dúvidas, síntese do que foi exposto; (preparação para objeções – evitar frases perigosas – aceitar as razões opostas – levantar dúvidas possíveis);
Ação final: fechamento do negócio; (atenção – ver os sinais de aceitação – proposta reversível – proporcionar opções – rever vantagens e desvantagens – propor o negócio);
Controle/avaliação: controlar o que foi combinado e avaliar os resultados (fazer observações para a próxima negociação);
Intervalo: verificar os pontos positivos e negativos da negociação, manter o que está bem e melhorar o estava negativo. Aprimoramento, manter bons relacionamentos e conquistar novas negociações.
Bibliografia consultada:
CORTEZ, Eliane. Estratégias de Negociação. São Leopoldo: Unisinos, 2011
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