Formação


Seja bem-vindo!

Este Blog foi criado para auxiliar as aulas ministradas pelo Professor Msc. Fábio Rijo Duarte no Curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA. Este espaço também será depositário de ideias para contribuir na formação de juristas.

Transpor as 4 paredes é uma ideia extraída do Livro Ensinar Direito da Professora Drª. Deisy Ventura e que nos coloca, docentes e discentes universitários, em estado permanente de evolução do ensinar e do aprender.

Enseja-se cuidado no uso dos conteúdos deste blog, pois é necessário dar e preservar a autoria dos produtores de conteúdo e conhecimentos que aqui se encontram.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Prática de Negociação – iniciando...

Dizer que o sistema judiciário do Brasil está abarrotado de processos de todo o gênero e que as práticas negociais são fundamentais para auxiliar este momento de crise que vivenciamos nos Foros Brasileiros já é assunto muito batido. Discorrer que as pessoas são formadas somente para a defesa e para o embate também já é terreno muito repisado.  Mesmo assim, estes dois fatos relatados  são caminhos para uma reflexão inicial, para verificar o real motivo de se estudar  Prática de Negociação. A educação é ponto primordial neste processo, esta é a missão da FADISMA (Educar Sempre), e a ética vem ao encontro e é o norte para uma segurança pessoal, profissional e jurídica.  É fundamental pensarmos eticamente desde os primeiros passos na Prática de Negociação. Na estruturação de um acordo ou na mediação, por exemplo, deve-se agir sob este preceito, respeitando todos os valores envolvidos como o cultural, o pessoal e o social. Diante disso, percebe-se a Prática de Negociação como uma competência primordial para o Acadêmico de Direito, fazendo jus à justificativa da disciplina “em estimular os estudantes e profissionais do direito a desenvolverem habilidades e competências para a solução extrajudicial dos conflitos, com especial ênfase na negociação direta, na mediação, na conciliação e na arbitragem”. A partir deste simples embasamento inicial, vamos refletir como dar-se-ia uma negociação diante do seu conhecimento inicial e empírico?

2 comentários:

  1. Eu esperava com alguma curiosidade pela Prática de Negociação. Acredito que seja interessante e útil não apenas no Direito, mas também na vida.

    ResponderExcluir
  2. Certo Deivis! Obrigado pela participação! Tomara que as nossas aulas sejam capazes de corresponder com as tuas expectativas.Obrigado, Prof. Fábio.

    ResponderExcluir

Se gostaste do post e tens alguma opinião (favorável ou contrária) ou ideia, por favor, registre aqui. Muito Obrigado!