Formação


Seja bem-vindo!

Este Blog foi criado para auxiliar as aulas ministradas pelo Professor Msc. Fábio Rijo Duarte no Curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA. Este espaço também será depositário de ideias para contribuir na formação de juristas.

Transpor as 4 paredes é uma ideia extraída do Livro Ensinar Direito da Professora Drª. Deisy Ventura e que nos coloca, docentes e discentes universitários, em estado permanente de evolução do ensinar e do aprender.

Enseja-se cuidado no uso dos conteúdos deste blog, pois é necessário dar e preservar a autoria dos produtores de conteúdo e conhecimentos que aqui se encontram.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Organizações Internacionais - Contextualização, o ponto de partida!

As transformações percorridas pelos Estados durante o processo temporal histórico foi transformando suas inter-relações e necessidades.  Nesse decorrer  temos vários marcos importantes que nos mostram essa trajetória, a qual nem sempre foi de vitórias, porém, é sabido que sempre houve “lutas”. Entendamos aqui a palavra luta não só como um embate físico, ou de guerras, mas como uma tratativa/tentativa de melhorar condições gerais. Também não devemos investigar nesse momento os interesses negativos que possam ter maculado essa trajetória histórica das relações entre os Estados. Longe da ingenuidade, o fato importante de reflexão neste momento é que estas relações foram evoluindo e de tal modo tornando-se intensamente complexas e essa complexidade fez com que os Estados/Nações percebessem a necessidade de formarem organizações que atendessem essa intensa teia de relações surgidas no decorrer do tempo a partir das suas relações e interdependências políticas, culturais, sociais, tecnológicas, jurídicas e etc. Assim, muito resumidamente, foi como aconteceu o surgimento das Organizações Internacionais (O.I.). A partir desta primeira ideia, a reflexão deve ir ao encontro da justificativa da disciplina de O.I., ou seja, “o estudo desse conjunto de coletividades é uma das peças fundamentais para a compreensão das relações internacionais contemporâneas”. Tal é a importância deste estudo para formar um jurista completo e com uma visão ampla, transformadora e consciente do mundo atual. Esta primeira ponderação surge de leituras espaças do livro básico desta disciplina (SEITENFUS, Ricardo Antônio Silva. Manual das Organizações Internacionais. Porto Alegre: Livraria do Advogado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostaste do post e tens alguma opinião (favorável ou contrária) ou ideia, por favor, registre aqui. Muito Obrigado!