Formação


Seja bem-vindo!

Este Blog foi criado para auxiliar as aulas ministradas pelo Professor Msc. Fábio Rijo Duarte no Curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA. Este espaço também será depositário de ideias para contribuir na formação de juristas.

Transpor as 4 paredes é uma ideia extraída do Livro Ensinar Direito da Professora Drª. Deisy Ventura e que nos coloca, docentes e discentes universitários, em estado permanente de evolução do ensinar e do aprender.

Enseja-se cuidado no uso dos conteúdos deste blog, pois é necessário dar e preservar a autoria dos produtores de conteúdo e conhecimentos que aqui se encontram.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Além da aula expositiva!

Muito se discute na educação contemporânea acerca dos modelos de ensino/aprendizagem que sejam efetivos ou que produzam eficácia nos seus propósitos de qualidade. Nada mais aterrorizador para um professor responsável e preocupado com suas atividades educacionais, com seus educandos, ao saber que não está atingindo suas metas, que não está propiciando uma evolução discente com seus métodos de ensinar. Talvez aqui esteja um ponto importante para iniciarmos uma reflexão, o método do docente que pretende ensinar e ser o detentor de todo o conhecimento, que imagina o educando como uma página em branco na qual ele será o primeiro a escrever, este educador está fadado a uma imersão em si mesmo e a um provável fracasso profissional. O professor contemporâneo, devido às grandes transformações da sociedade, dos avanços tecnológicos, da velocidade das comunicações, deve se propor a ser um mediador do conhecimento e este conhecimento deve ser produzido em conjunto com os seus educandos na sala de aula ou em espaços diversificados, como por exemplo, o ambiente virtual. Assim é a proposta deste post inicial, que tenhamos uma postura reflexiva e pró-ativa e que nos tornemos produtores do conhecimento e responsáveis pela nossa evolução individual e conjunta.

4 comentários:

  1. Parabéns Profº pelo blog é uma bela iniciativa e mais uma ferramenta para nos auxiliar nesse longo caminho que é o do saber.
    Muito legal mesmo a sua iniciativa
    abraço :D

    ResponderExcluir
  2. PARABES PROF:FABIO O BLOG É ÓTIMO E VAI MUITO ALEM DA SALA DE AULA...VC É UM ÓTIMO PROF:ASSIM COMO TODOS OS DEMAIS DA FADISMA...

    ResponderExcluir
  3. Prezadas Cristiane e Marli,
    obrigado pelos comentários! Continuarei me esforçando para que vocês tenham sempre o melhor de mim como Professor. Continuem participando, esta é a ideia do blog. Prof. Fábio.

    ResponderExcluir
  4. Espaços como este complementam o trabalho desenvolvido em sala de aula e proporcionam aos alunos um ambiente alternativo, de alto nível, de construção e compartilhamento de conhecimento, além de disponibilizar àqueles que não assistiram todas as aulas, o conhecimento perdido, de forma sintética e prática.
    Parabéns pela iniciativa.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Se gostaste do post e tens alguma opinião (favorável ou contrária) ou ideia, por favor, registre aqui. Muito Obrigado!