Formação


Seja bem-vindo!

Este Blog foi criado para auxiliar as aulas ministradas pelo Professor Msc. Fábio Rijo Duarte no Curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA. Este espaço também será depositário de ideias para contribuir na formação de juristas.

Transpor as 4 paredes é uma ideia extraída do Livro Ensinar Direito da Professora Drª. Deisy Ventura e que nos coloca, docentes e discentes universitários, em estado permanente de evolução do ensinar e do aprender.

Enseja-se cuidado no uso dos conteúdos deste blog, pois é necessário dar e preservar a autoria dos produtores de conteúdo e conhecimentos que aqui se encontram.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Recomeçar... para recomeçar eu LUTO!


Fote da imagem: http://poesiasefatos.blogspot.com.br/2011/07/o-valioso-tempo.html

Um estranho sentimento nos invade neste início de semestre letivo. É uma sensação de ‘frio no estômago’, parece que estamos diferentes, mas não sabemos como, somente sabemos o motivo de estarmos assim. Talvez seja a tristeza se mostrando de uma maneira que nunca tínhamos pensado existir. Talvez nos perguntemos: quanto TEMPO eu tenho? Todos nós gostaríamos esta resposta, mas não temos como saber... tempo para apreciar tudo de bom que temos na vida, tempo para os amigos, tempo para a família, tempo para os estudos, tempo para os amores, tempo para a diversão, tempo... tempo... Na verdade nós estamos enclausurados neste círculo temporal, hoje tudo é imediato, tudo se resolve com um ‘clicar’, mas será que nós HUMANOS somos assim? Será que estamos dando valor ao nosso TEMPO? Ou será que ‘gastamos’ nosso tempo como se ele nunca fosse ACABAR??!! Tudo hoje é urgente, as pessoas não sabem dizer NÃO e não podem receber um NÃO. Tudo tem que estar pronto para ontem! Nada pode ser para amanhã! Mas nessa urgência há qualidade? Ou há somente uma ‘velocidade’ estranha e feroz? O que realmente queremos da VIDA? Será que nossa vida deve ser um TRIATHLON? Correr muito e depressa, nadar mais ainda, pedalar sem parar... ufa! Será que ao final vamos ser realmente recompensados por isso? Todas essas reflexões invadem minha mente neste início de ano e semestre letivo. A mensagem que quero deixar para vocês, meus alunos, é: aproveitem o seu tempo de forma consciente, não deixe alguém ou situações ‘furtar’ esse tempo tão precioso de suas vidas. Tenham a certeza ele nunca mais vai voltar! Por isso, aproveitem ao máximo suas horas de aula e seu tempo de estudos, mas sejam pacientes, honestos, humildes e ajam de acordo com suas competências individuais. Contem comigo para suas dúvidas, compartilhamentos e reflexões. Vamos LUTAR para um mundo e para uma Santa Maria melhor!!

2 comentários:

  1. Lindo Texto só poderia ter vindo de vc uma Pessoa tão Especial Saudades.....Ellen Duarte

    ResponderExcluir

Se gostaste do post e tens alguma opinião (favorável ou contrária) ou ideia, por favor, registre aqui. Muito Obrigado!